16.7.06

dona de casa

Eu dei certo com essa coisa de ter a minha casa, diz o Rodrigo. Não falo nada mas fico feliz. Gosto cada vez mais de casa, e de ter a minha e fazer dela um lugar bacana, bonito, cheiroso e cheio de prazeres variados. Cozinhar é o melhor deles. Confesso que esqueço de molhar as plantas, sou capaz de bagunçar a sala de um modo inexplicável, junto 86 peças de roupa no quarto-depósito esperando a Paulinha chegar na 4a feira pra arrumar tudo, nunca passei pano no chão nem lavei o banheiro, mas na cozinha sou uma dona-de-casa exemplar! Sempre adorei comer e gosto mais e mais de fazer comida.

Uma das minhas prediletas é panqueca: adoro panqueca, e sim, dá bastante trabalho, mas é tão bom que sempre que tenho tempo me aventuro! E não é tão complicado, olha lá:

1 ovo + 1 gema + 1 xícara e 1/4 de leite + 1 xícara e 1/4 de farinha + 1 pitada de sal + 1 colher de chá de azeite - bate tudo no liquidificador, colocando primeiro os molhados. Um pouco de azeite na frigideira, uma concha de massa de cada vez até ficar dourada, e vai colocando as panquecas num prato. Na minha conta dá pra 10 ou 11 panquecas. Até aí mole, certo?

Depois vai ficar a critério do cozinheiro: se for preguiçoso, panqueca de carne moída com berinjela. Coloca duas berinjelas inteiras, sem nadinha, num tabuleiro no forno pra assar enquanto você faz a carne. Pica cebola e alho, refoga em um pouco de óleo ou azeite, daí mistura a carne moída pra cozinhar, temperos a gosto do freguês. Depois dela ficar marrom, coloca um pouco de tomate (tomate de verdade picado, ou tomate de lata sem muito caldo, ou se for muuuito preguiçoso mesmo pomarola, mas eu desrecomendo!). Quando isso estiver pronto a berinjela também deve estar. Tira do forno, vê se está macia, aí abre ela com um garfo e raspa todo o miolo, e joga fora a casca. Mistura isso na carne moída e pronto, é só enrolar e em meia hora você tem panquecas lindas de carne moída!

Se o cozinheiro for animado como eu, panquecas de frango com cenoura e milho. Daí é o mesmo processo da carne moída, mas com o frango (pode ser qualquer parte, peito pra quem é light, coxa pra quem gosta de sabor) em pedaços meio grandes pra poder desfiar depois. Sim, aí vem a ralação: depois de cozido, esperar amornar e desfiar o frango todo... Aí colocar ele de volta na panela, misturar cenoura ralada e milho (tem um de lata, jurema, que é docinho, uma coisa!) e voilá! Panquecas de frango divinas!

Pra ficar perfeito, em qualquer dos casos, colocar as panquecas numa travessa, um bom molho de tomate por cima, queijo ralado na hora, e forno por 15 minutos só pra gratinar. Eu adoro, fazer e comer. E foram elas que me renderam o elogio lá do começo, então seu poder está comprovado...

Nenhum comentário: