24.4.11

Do Ornitorrinco


______________________________________________________________
PELO MENOS
__________________________________________Maria_Rezende*______

É mais que um salão de depilação cheio de filiais pela cidade. É o jogo do contente encapsulado em duas palavras. É o suprassumo do otimismo. É nivelar por baixo. Eu sou a rainha dele. Não tem problema de qualquer ordem que não escave um no fundo de mim. E ele salta pro mundo tão cheio de sol que eu só reparo depois, quando a luz bate naquele ângulo meio cegante nos olhos.
Se fosse possível contar palavras ditas como o word conta as escritas a estatística dos meus "pelo menos" chocaria o mundo. Especialistas de várias áreas viriam de avião a jato em expedições relâmpago. Se otimismo fosse espetáculo eu ganharia o freak show dos domingos de tarde como "a incrível mulher que encontra lado bom em tudo". "Atenção senhores telespectadores, eu disse em tudo e é em tudo mesmo! Você aí da plateia, conte uma notícia ruim e você verá, ao vivo, do que ela é capaz. Você aí de casa, pense numa situação toda errada, vamos desafiar a capacidade dela, quem conseguir deixar essa mulher sem resposta ganha um aparelho de vídeo cassete!".
Mas nem é tão ruim o pelo menos, vai. Pelo menos você não chafurda na lama do desespero. Pelo menos você transforma dor em aprendizado, porrada em tapa, puta merda em poxa vida. Pelo menos você faz do limão uma limonada refrescante, pelo menos assim você não perde esse sorriso e essa alegria, pelo menos…
(Barulho de disco arranhando).
Só que agora eu quero o "e ainda por cima". E ainda por cima ele me ama. E ainda por cima o trabalho é legal. E ainda por cima o dia tá lindo, e os projetos estão virando realidade, e eu tenho uma avó lúcida aos 92. E ainda por cima o peixe tá mais barato, e ainda por cima o cara da feira limpa, e ainda por cima eu sei cozinhar!
O "pelo menos" é embaixo, o "ainda por cima" é mais. O "pelo menos" é só consolo. O "ainda por cima" é o sim ao quadrado, é alegria sobre alegria, é o bom que não cabe num só fato. O "pelo menos" é cesta básica. O "ainda por cima" é camembert, e eu mereço esse luxo.

*Maria Rezende, poeta carioca, publicou o livro Bendita Palavra e colabora pra essa edição.
ORNITORRINCO é uma publicação independente realizada pela fábrica criativa NOMEDACOUSA_BRINQUEDOS&BOMBAS ®.

Se quiser assinar basta enviar um e-mail para nomedacousa@gmail.com com o assunto “OS ALQUIMISTAS ESTAO CHEGANDO"
Aceitamos colaborações pelo mesmo e-mail.



SIM, é isso. Meu amigo Gabriel Pardal edita essa super legal revista virtual, que você recebe diretamente no seu email assinando daquele jeito ali em cima. Eu escrevi, prosa, adorei, upa-lelê. Lê lá!

Nenhum comentário: